Francisco de Morais Alves popularmente , Francisco Alves, conhecido como “O REI DA VOZ’, devido a potencialidade de sua voz ,nasceu aos 19 de agosto de 1898 no estado do Rio de Janeiro. Filho de portugueses, seu pai era dono de botequim, e tocava vários instrumentos.
Cresceu e foi criado nos bairros da Saúde, Estácio e Vila Isabel, no Rio. Começou a trabalhar muito cedo e seu interesse pela música era tanto que sua irmã Nair o presenteou com seu primeiro violão e por volta de 1918, começou sua carreira de cantor, na Companhia de Teatro São José, um ano após seu ingresso na companhia de teatro gravou dois discos com marchinhas de carnaval e sambas. Entre elas “O PÈ DE ANJO” o samba "FALA MEU LOURO” e “ALIVIA ESTES OLHOS” do compositor Sinhô.
Mesmo gravando esse discos continuou a vida de taxista, e às vezes se apresentava como cantor em ator nas revistas musicais da época.
Casou-se em 1920 com Perpétua Guerra Tutóia, mas logo se separou e passou a viver com a atriz Célia Zenatti, com quem permaneceu 28 anos, em 1948 apaixonou-se por Iraci, com quem viveu seus 4 últimos anos.
A partir de 1924 começou a gravar disco e se destacou como um artista promissor e por volta de 1928 já na gravadora Parlophon passou a ser conhecido por “ CHICO VIOLA” e em 1929 estreou na rádio, a Rádio Sociedade.

Logo seus discos começaram a fazer muito sucesso, alguns autores contam que entre 1928 e 1929. Gravou cerca de 300 músicas, assim passou a interpretar diversos gêneros e é considerado o artista que mais gravou discos de 78 rotações em toda história da discografia brasileira.
Existem registros de 526 discos contendo 983 músicas, sendo 132 como compositor.
Morreu no auge de sua carreira, aos 54 anos de idade, quando seu carro se chocou com um caminhão que vinha na contramão na via Dutra,na cidade de Pindamonhangaba, quase divisa com Taubaté, no Estado de São Paulo quando retornava do Rio de Janeiro em 27 de setembro de 1952.
Francisco Alves morreu carbonizado e foi sepultado no cemitério São João Batista, no Rio, onde recebe homenagens até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário