sábado, 22 de junho de 2013

LAMARTINE BABO

Lalá, como era conhecido, filho de Leopoldo de Azevedo Babo e Bernarda Preciosa Gonçalves de Azevedo Babo, tinha por nome de batismo Lamartine de Azevedo Babo, nasceu no dia 10 de janeiro de 1904 no Rio de Janeiro.
Lamartine teve 11 irmãos, chegou a idade adulta com seu irmão Leopoldo e sua irmã Indiana, pois todos os outros morreram ainda criança, mas apesar de tal infortúnio esse episódio não abalou a alegria de seus pais. Eram pessoas alegres e festeiras, amantes da música, promoviam saraus onde sua mãe e sua irmãs tocavam piano ainda quando crianças.
E nesse ambiente vivia Lamartine, a música sempre estava nos lugares mais inusitados, como por exemplo, na sala de cinema, sempre levado por seu pai.
Começou a compor cedo. Aos 13 anos, estudante do colégio São Bento, venceu o concurso de poemas, logo em seguida compôs foxtrote “pandoran” e a “valsa Torturas de Amor”.
Em 10 de junho de 1916 seu pai faleceu e Lamartine e sua mãe foram morar com sua irmã Indiana, nessa época já casada.
Em 1923 conheceu Alda sua grande paixão, namoraram por 2 anos. Alda viajou e comunicou o rompimento do namoro por carta, pois estava com suspeita de tuberculose.
Ficou desempregado e passou a dedicar-se mais a composição de suas músicas.
Estreou como apresentador na rádio Educadora, fez vários programas como “Horas
Lamatinecas Radioletes , A Canção do Dia, Perfis e Períidias, O Clube da Meia Noite ( na rádio Mayrink) que depois continuou como “O Clube dos Fantasmas na Rádio Nacional”.
Lamartine teve outros programas, despontando cada vez mais como compositor. O grande sucesso foi o programa “Trem da Alegria” com Heber de Boscoli e sua esposa Yara Salles, que ficaram conhecidos como “Trio de ossos” por serem muito magros, fazendo uma sátira ao “Trio de Ouro”.
Lalá compôs vários hinos para clubes de futebol como Flamengo, Fluminense, Vasco, América, Botafogo, sendo sua paixão o América Futebol Clube.
Lalá apesar de seu grande sucesso só ganhou 2 concursos, 1 promovido pela revista Cruzeiro em 1930, com a marchinha “Bota o Feijão no fogo” e no anos seguintes com a marcha “Bonde Errado” que ganhou em 1º lugar.
Lamartine foi ficando cada vez mais conhecido, seu nome era comum em jornais e revistas.Fez parte do famoso “Ases do Samba” ao lado de Francisco Alves e Mário Reis.
Bem humorado, foi consagrado com a marcha carnavalesca “ O teu cabelo não nega” e no ano seguinte com “ Linda Morena”.
Conheceu em 1947 Maria José com quem se casou em 19 de março 1951, numa cerimônia fechada e viveu com ela até o fim de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário