segunda-feira, 22 de abril de 2013


SAL GEMA

Falamos anteriormente sobre os efeitos do sal na saúde, mas o sal é usado só na culinária?
Não já disse em tudo vai sal.
O sal marítimo nós já conhecemos todo o seu efeito, mas o sal usado na culinária é o mesmo usado no plástico,soda e outros produtos?
O sal usado nesses  produtos  é conhecido como SAL GEMA.
Sal gema é o termo dado ao sal que é derivado da precipitação química, pela evaporação da água nas antigas bacias marinhas.Ele é formado por cristais de sai de cloreto de sódio (NACL) na formação do mineral halite. É encontrado a muitos metros do nível do solo, se deu dos antigos lagos e zonas áridas que se formou pela evaporação das águas .Esta foram sedimentadas a milhões de anos e foram afundando formando as rochas.
Quando  puro é incolor, com impurezas pode apresentar-se esbranquiçado
No sal gema encontramos o cloreto de sódio, cloreto de potássio e cloreto de magnésio que ocorre em jazidas  da superfície  terrestre.
Por meio da eletrólise (reação química) que é utilizado na indústria. Alguns dos  produtos seria a soda caustica, os germicidas, na fabricação de plástico, na polpa da madeira (para obtenção de celulose), no  tratamento e de óleos vegetais, PVC, na purificação da água, nos produtos de higiene (sabão, sabonete, pasta de dente) e em diversos produtos químicos.
Nas populações que eram privadas de sal, usava-se iodo, por o seu uso ser diário.
Na indústria, o sal gema é utilizado como matéria prima  para o cloro, ácido clorídrico, bicarbonato de sódio entre outros.
Assim observamos que em tudo  existe sal e podemos perceber a  importância desse elemento natural, que nunca acabará e que é  tão importante no nosso dia a dia.

Tipos de Sal :


Sal Rosa do Himalaia - É um pouco mais caro que os sais encontrados na natureza. Este condimento é encontrado nos pés das montanhas do Himalaia que foi banhado pelo mar. O tom rosado se dá por que é rico em ferro e manganês. Com sabor  não muito diferente se mal usado pode se perder aos outros condimentos.

Já exite  luminárias feitas a partir da rocha desse sal. Diz que ela dispõe de íons negativos que neutralizam os íons positivos encontrados no eletro domésticos que são prejudiciais a saúde.


Light- foi criado para diminuir a quantidade de sódio já que esse mineral contribui por alterar a pressão.O sal  light possui menos da metade do sódio encontrado no sal refinado.entretanto seu sabor é um pouco amargo.


Flor de sal - É o mais delicado da versão sal. O ideal é aplica- lo após o preparo, realça o sabor, sem tirar a  suas  características .Tem grandes  quantidade de iodo,magnésio e potássio. É formado na superfície das salinas .Ele é produto em diversos locais mas a região mais famosa é Guerande na França.


Sal Rosa - esta localizado principalmente no Peru, no vale Sagrado dos Incas  onde existia um oceano  a 2.000 anos.
A água brotava da superfície  e com evaporação da água, dá origem aos cristais em tom rosado, tem menor nível de sódio.

Sal defumado - de aparência cinza e adocicado muito produzido na França é defumado frio proveniente da queima de barris de carvalho usado no envelhecimento dos vinhos. Tem a mesma quantidade de sódio do sal comum.

Sal marinho - É considerado o mais saudável que o sal refinado que leva aditivos como o iodeto e agentes anti aglomerantes. Ele é obtido da água do mar a partir da evaporação da água o conteúdo mineral lhe dá um sabor diferente do sal.

No Brasil é produzido no RGN é mais comum e barato.
Sal Negro - Esse sal é conhecido como KALA NAMAK é obtido em reservas naturais da região central da Índia.
O seu sabor é muito diferente lembrando gema de ovo. Sua textura é  solúvel e crocante.


Sal líquido- Este sal é obtido pela dissolução do sal marinho em água mineral, ele salga menos e tem menos sódio.

Sal do Havaí - Nesta região o sal é rosado, rico em ferro. Seus grãos são maiores que o sal comum. A quantidade de sódio é alta devendo ser consumido de forma  moderada.

Sal grosso - Cristais grandes preservam as propriedades do alimento e evitam o ressecamento. Usados em churrasco.

Sal de aipo - O sal de mesa misturado com grãos de aipo secos moídos.


Eletrolise: É uma reação química que separa o cloro do sódio. Isso é feito  por  um gerador de energia, que pode ser uma pilha separando os polos negativo e positivo (cátado e ânodo) podendo haver oxidação e a redução.


 Nelson Mendonça


O DIRIGÍVEL ZEPPELIN

Na aviação mundial existem histórias muito interessantes,  desconhecidas por muitos.
Um capítulo curioso dessa história seria a do dirigível. Ele teve uma carreira breve, num total de nove viagens do Brasil à Europa sendo quatro feitas pelo Hindenburg e cinco pelo Graf Zeppelin, assim denominado,  sendo a última viagem em  1937.
O dia 20  de março de 1936 foi  inaugurada a linha regular de voo para o Rio de Janeiro
( modelo Z  129 hindenburg, com 245 m de comprimento, 50 de altura e largura, 200 m³ de gás de hidrogênio, 4 motores de velocidade p/h autonomia de 1200 km),  foi usado para lançar bombas sobre a Inglaterra na 1º guerra mundial em 1928.
O Zeppelin foi visto no Brasil pela primeira vez no bairro de Jiquia em Recife, onde a cidade parou para vê-lo, no dia 20 maio de 1930.



No bairro de Jiquia existe até hoje a única torre de atracamento de dirigível no mundo.




A partir daí começaram a chegar os primeiros dirigíveis. Era preciso 200 homens na pista para atracá- lo, pegavam seus cabos chamados de ” aranha”. Havia uma torre onde a proa era  atracada e a polpa era engatada em um carro gôndola feito para o desembarque de passageiro e manutenção do mesmo.
Em 1933 os alemães vieram ao Brasil para estudar a região,  o clima, a velocidade dos ventos e os meios de transportes.
Foi escolhido um lugar próximo a Bahia de Sepetiba em uma área de 80.000 m².
No ano seguinte o hangar concedido  por engenheiros alemãs começou a ser construído pela ´”Cia Brasileira construtora Nacional Condor”, que seguia as normas alemães.
O acordo entre os alemães e a Cia brasileira para a construção de um aeroporto chamado Bartolomeu Gusmão.
Foi construído, além do hangar,  uma fábrica de hidrogênio para o abastecimento dos dirigíveis, ligando a estação D.Pedro II ao aeroporto.
No dia 26 de dezembro de 1936 o hangar foi inaugurado com a liberação da linha que ligava Frankfurt ao Rio de Janeiro,  e contou com a presença do então presidente da república Getúlio Vargas.    
 Primeiro brasileiro a viajar no Zeppelin foi o escritor  Vicente Licínio Cardoso.
A Viagem do Rio de Janeiro a Alemanha custava muito caro em relação ao salário,  mas afirmavam que a viagem era mais rápida,  seria em 3 dias e meio contra 10 dias de navio.
O dirigível ia vencendo todas  adversidades, apesar de estar perto da Bahia de Sepitiba não sofreu oxidação, que poderia lhe causar danos.
Aos 6 de Maio de 1937 em  Lakerust na proximidade de Nova York o Hindenburg explodiu deixando um saldo de 35 mortos, uma das piores  catástrofes do mundo.
Existem estudos hoje para que o dirigível volte, mas por enquanto são apenas possibilidades. Paris estuda o lançamento do Dirigível como transporte alternativo.
A prefeitura de Paris estuda a possibilidade de criar o dirigível como meio de transporte, substituindo o helicóptero em determinadas atividades.
A imprensa  Parisiense informa que o balão seria abastecido com gás hélio e teria 30 m de comprimento, 17 de largura, além de uma velocidade aproximada de 60 km/h.
O dirigível estava  para  voar em 2011, movido a bateria de lítio, recarregáveis a partir de painéis solares.
A substituição do dirigível pelo helicóptero seria útil  e evitaria poluentes atmosféricos na observação do trânsito,  dos níveis de poluição ou da qualidade  de isolamento dos edifícios.
O dirigível além de carregar passageiros, também levaria cargas, sendo sanadas as questões tecnológicas.
A polícia Parisiense já utiliza dirigíveis para auxiliar no trânsito. Seu custo está em 2 milhões de euros, e os Parisienses querem  tornar o balão um símbolo da cidade como a Torre Eiffel.
Zeppelin no Brasil

RECIFE
PORTO ALEGRE
 SÃO PAULO
 RIO DE JANEIRO
 CURITIBA

JOINVILLE

A EXPLOSÃO DO DIRIGÍVEL




sábado, 13 de abril de 2013

O SAL







                                    SALINAS DE ARARUAMA- REGIÃO DOS LAGOS- RJ

Quem não gosta de um prato bem temperado com condimentos diversos, decorado e bem salgadinho. O sal, ele é um grande responsável pelo paladar, quando se faz um apetitoso prato salgado, como o nome mesmo diz. Mas você sabe a origem do sal? O sal é de origem marinha, é um elemento natural e de grande importância na vida humana. Ele está presente em tudo, desde o nosso fluído vital até uma pedra que encontramos na natureza. O sal sempre assumiu um papel muito importante; Na antiguidade, muitas civilizações se formavam em locais que tinham fácil acesso ao sal que tinha a função de dar um sabor ao alimento, além de conservá-lo. Na Roma antiga o sal era tido como moeda de troca, e, tão importante que os soldados romanos recebiam sal como pagamento, “ salarium”, é daí originou- se a palavra salário, usada até hoje. O sal era muito procurado, além de outros benefícios era usado para conservar os alimentos em grandes expedições. Ele é um natural condutor de energia , isso faz a importância do mesmo em nossa alimentação, na dose certa é um importante aliado. A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica 1 colher( de sobremesa) de sal por dia, garantindo assim suas propriedades e não fazendo mal a saúde. O sal é responsável por formar o pensamento, pela energia do músculo, ele mantém o funcionamento das células, o sistema nervoso, isso ocorre por ser um condutor natural de energia. O sal afeta a quantidade de água numa célula, aonde vai sal a água vai atrás, quando se consome muito sal , este atrai muita água de forma que as artérias e veias não suportam, aumentando assim a pressão arterial. Portanto, o sal pode ser o grande vilão da história, consumido com prudência colhe- se o benefício. Ele tem tamanha importância que é considerado por muitos cientistas como o 5º elemento, juntando- se a água, a terra, o fogo e ar. Pergunta-se se o Brasil é produtor de sal, respondo-lhes que sim, ele está em 9º lugar no ranking mundial estando só atrás da França, sendo o 1º lugar dos Estados Unidos, seguido da China. No Brasil o grande responsável pela produção de sal é Rio Grande do Norte, sendo seu maior produtor Galinhos, seguido por Mossoró, Macau, Areia Branca, Guamaré, Caraúbas e Grossos. Ele é tão importante para o ser humano por que nosso organismo não produz sal, este é expelido do organismo pelo suor e vai para os rins expelido pela urina. Se formos falar sobre os benefícios do sal ficarei por várias horas, porque em tudo há sal. É um elemento importante, está na borracha, na celulose, no plástico, na soda caustica, na indústria têxtil e em centenas de outros produtos, em pelo menos 140. Aqui estão algumas finalidades do sal, saiba como usar de forma adequada e aproveite seus benefícios.

Por Nelson Mendonça